PIB do Agronegócio Brasileiro

Notice: Undefined property: ControllerTexto::$categoria in /home/imagenet/cepea.com.br/view/template/texto/texto.phtml on line 187 Call Stack: 0.0000 233880 1. {main}() /home/imagenet/cepea.com.br/index.php:0 0.0001 236432 2. require('/home/imagenet/cepea.com.br/config.php') /home/imagenet/cepea.com.br/index.php:38 0.0002 238080 3. require('/home/imagenet/cepea.com.br/system/starter.php') /home/imagenet/cepea.com.br/config.php:75 0.0019 3861616 4. Funcoes->imagenet_controller() /home/imagenet/cepea.com.br/system/starter.php:41 0.0123 4057288 5. ControllerTexto->index() /home/imagenet/cepea.com.br/system/library/funcoes.php:92 0.0203 4103768 6. ControllerTexto->imagenet_view() /home/imagenet/cepea.com.br/controller/texto.controller.php:35 0.0203 4104208 7. include('/home/imagenet/cepea.com.br/view/template/texto/texto.phtml') /home/imagenet/cepea.com.br/controller/texto.controller.php:295

O Cepea calcula o PIB do Agronegócio com apoio financeiro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

                                                                                       


 

Junho/16

+0,62%

Jan-Jun/16

+2,45%

Relatório Completo

              
    
                                                                       

Comentários de Junho/16: 

O PIB do agronegócio brasileiro acumulou alta de 2,45% no primeiro semestre do ano frente a igual período de 2015. O destaque segue sendo o ramo agrícola, que cresceu 3,64% no período, enquanto o ramo pecuário caiu 0,14%. Tal movimento reflete o elevado patamar de preços de vários produtos de origem vegetal, notadamente do segmento primário (alta de 17,12% na média ponderada do segmento). Agroindústrias como a de açúcar, etanol e óleos vegetais também seguem em destaque.


No ramo pecuário, destaca-se a alta de 9,5% no preço do leite cru que seguiu em elevação em junho, motivado pela baixa oferta do produto no mercado – com impacto direto sobre a indústria de laticínios. Os mercados de animais vivos e carnes seguem em baixa, refletindo a redução da demanda interna – neste contexto, o alívio segue com as exportações, que têm atingido elevados patamares, beneficiadas pelo dólar ainda valorizado.


Com relação ao ambiente macroeconômico, o cenário continua desfavorável. No segundo trimestre deste ano, houve recuo de 0,6% do PIB Brasileiro com relação ao primeiro trimestre e 3,8% com relação ao mesmo período do ano passado, segundo o IBGE. Com relação à variação para o ano, o mercado prevê queda de 3,20% no PIB, conforme levantamento do último relatório Focus do Banco Central . Tal perspectiva contrasta com o resultado positivo observado no agronegócio. Verifica-se alta principalmente nas atividades que tem rentabilidade baseada nas vendas para o mercado externo, que se beneficiam do alto patamar do dólar frente ao real, levando-se à tendência de valoração de preços verificada principalmente no ramo agrícola. Ao consumidor final, no entanto, o aumento nas cotações de produtos agropecuários tem se refletido em inflação. Mesmo com o PIB brasileiro em queda e com a demanda do consumidor contraída, os preços gerais da economia seguem em alta. O IPCA acumulou elevação de 4,42% de janeiro a junho deste ano, sendo que o grupo de produtos relacionados a alimentos e bebidas apresentou avanço de 0,71% em junho, responsável por 0,18 ponto percentual do IPCA de junho, a maior contribuição entre os grupos avaliados, destacando-se altas em importantes produtos da cesta básica.

___________________________________________________________________________________________________________________________

 

Taxas mensais de crescimento, Valores do PIB Agro (por segmento) e sua participação no PIB do Brasil (agregado e por segmento, entre 1995 e 2015):

 

PIB do Agronegócio - Dados de 1995 a 2015

 

 

Contato

pibcepea@usp.br

Equipe

Equipe

Coordenador
Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, Ph.D 
Professor titular Esalq/USP; coordenador científico do Cepea

 

Pesquisadores Cepea
Adriana Ferreira Silva, Dra.
Arlei Luiz Fachinello, Dr.
Nicole Rennó de Castro, MSc
Leandro Gilio, MSc

 

Equipe de apoio

Gustavo Ferrarezi Giachini,  Bel.

Séries de Preços

Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado