Defesa Agropecuária

Notice: Undefined property: ControllerTexto::$categoria in /home/imagenet/cepea.com.br/view/template/texto/texto.phtml on line 187 Call Stack: 0.0003 233800 1. {main}() /home/imagenet/cepea.com.br/index.php:0 0.0008 236352 2. require('/home/imagenet/cepea.com.br/config.php') /home/imagenet/cepea.com.br/index.php:38 0.0030 238000 3. require('/home/imagenet/cepea.com.br/system/starter.php') /home/imagenet/cepea.com.br/config.php:75 0.0059 3861488 4. Funcoes->imagenet_controller() /home/imagenet/cepea.com.br/system/starter.php:41 0.0169 4057160 5. ControllerTexto->index() /home/imagenet/cepea.com.br/system/library/funcoes.php:92 0.0253 4095416 6. ControllerTexto->imagenet_view() /home/imagenet/cepea.com.br/controller/texto.controller.php:35 0.0253 4095856 7. include('/home/imagenet/cepea.com.br/view/template/texto/texto.phtml') /home/imagenet/cepea.com.br/controller/texto.controller.php:295

Para o Cepea, a defesa agropecuária é uma das principais questões que, nas últimas décadas, determinaram o desenvolvimento do agronegócio mundial. No futuro, o tema deverá assumir importância ainda maior. 

 

No Brasil, país em que esse setor desempenha função estratégica, a defesa agropecuária assume alta prioridade. Pragas e doenças têm potencial de impactar social, ambiental e economicamente tanto o produtor rural quanto o consumidor, particularmente o de baixa renda, para o qual os produtos do agronegócio pesam significativamente no orçamento familiar.

 

No atual estágio de desenvolvimento tecnológico – em que a redução de perdas ocupa o foco das atenções no contexto de combate à fome e à subnutrição –, a preocupação socioeconômica contrasta com as preocupações ambientais e de saúde pública. 

 

No longo prazo, o choque entre essas duas ordens de preocupação poderá ser atenuado à medida que forem geradas novas tecnologias – economicamente viáveis – redutoras do impacto do uso e/ou propriamente do uso de agroquímicos. De imediato, trata-se de estudar e implementar formas de mitigar seus efeitos indesejáveis, um trabalho de orientação de produtores que aproxime cada vez mais as práticas em uso da aplicação nos moldes cientificamente recomendados.

 

O Cepea, com seus estudos econômicos, atua no campo da defesa agropecuária interligando a área científica com os stakeholders nesse tema, buscando o controle social e economicamente viável das pragas e doenças. Buscando também dar maios transparência a estes stakeholders sobre a importância econômica deste tema para o agronegócio. Entre os stakeholders, aparecem os produtores rurais, os consumidores, os produtores de agroquímicos, órgãos governamentais e da sociedade civil voltados para a sustentabilidade ambiental e à saúde de produtores e consumidores. 

 

O Cepea coloca-se como uma plataforma para discussão informada sobre essas questões da mais alta relevância.

 

Mais detalhes: cepea@usp.br

Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado